22 junho 2018

Como água para chocolate


Oi amores!  💜

No livro de hoje vemos a mistura da culinária de um modo fantasioso e as tradições da época em que a história é retratada.


Título: Como água para chocolate
Autor: Laura Esquivel
Gênero/ ano: Romance / 1989
Sinopse:
“ UM LIVRO QUE EVOCA EMOÇÕES, SABORES E AROMAS POR MEIO DE PALAVRAS.
É na cozinha que Tita, a protagonista, passa a maior parte do tempo. Sua vida está relacionada aos pratos que afetuosamente prepara. Este romance narra a história de Tita desde o seu nascimento em um rancho no norte do México, com destaque para sua juventude, o amor por Pedro, e a missão de cuidar da dominadora Mãe Elena. O tempero combina a revolução mexicana no início do século XX com o realismo fantástico marcante na literatura latino-americana. Uma obra para ser apreciada em todos os sentidos.”

  


Passada na época da Revolução Mexicana, o livro conta a história da família De La Garza, composta totalmente por mulheres e que sobrevive cuidando de uma fazenda sob as ordens de Mama Elena, a matriarca da casa. Tita, é a protagonista principal, filha mais nova de Mama Elena, tem como destino uma tradição muito boba, cuidar da mãe até ela morrer sem poder se casar. Impedindo assim seu casamento com o grande amor de sua vida, Pedro. Para poder continuar perto de Tita, Pedro acaba casando com a irmã de sua amada, Rosaura, e construindo uma história de amor impossível que dura praticamente toda a vida das personagens.
 

Tita nasceu na cozinha enquanto sua mãe cortava cebolas e isso a fez chorar rios de lágrimas que deu um bom saco de sal depois de secas. Criada na cozinha pela cozinheira da família, Nacha, ela aprende desde pequena as mais variadas receitas e os mais saborosos pratos que serão apresentados com uma receita ao início de cada capítulo e é isso que dá todo um toque especial na história. A receita aos poucos vai se transformando em narrativa, quase sem você perceber, e passa a contar a história de Tita que é tão ligada à comida que todas as suas sensações são misturadas naquilo que cozinha, influenciando de modo mágico as pessoas que comem o prato, causando tristeza absoluta ou até uma sensação indescritível de fuego e prazer.
  

Minha receita favorita foi a de codornas com pétalas de rosas, feita durante um momento de paixão de Tita por Pedro ao receber um buquê de rosas. Quando sua irmã, Gertrudes, come do prato sente um fogo tão grande no corpo que só conseguiu apagá-lo ao juntar-se com um general das forças rebeldes, em um campo da fazenda que ficou cheirando a pétalas de rosas por muitos anos.
  

Como água para chocolate é um livro sobre sentimentos, sensações, paixão e amor discorridos de forma metafórica, devido à repressão imposta pela tradição da época e localidade. Muito delicado, belo, artístico, poético. E que mostra a tragédia psicológica e conturbação de vidas e famílias por causa de seus costumes.

Indico para todos!
Já leu? Deixe seu comentário.
Beijinhos, Kim.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG MODERNO À MODA ANTIGA- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por